sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Google compra a Motorola

 O Google anunciou que está adquirindo a Motorola Mobility, empresa de telefones celulares e "parceira dedicada do Android", pelo valor de 12,5 bilhões de dólares. O CEO do Google, Larry Page, afirmou que a aquisição vai permitir "a criação de novas e incríveis experiências para o usuário que vão dar um novo vigor ao ecossistema Android".

Além de toca a infraestrutura de design e produção de telefones celulares e outros dispositivos móveis, o Google também leva com a compra mais de 17.000 patentes relacionadas à tecnologia de comunicação sem fio, e aproximadamente 7.500 patentes pendentes, esperando aprovação no Escritório de Patentes de Marcas dos Estados Unidos. A Motorola vinha ameaçando, desde a semana passada, usar seu portfólio de patentes para garantir o faturamento da empresa através de licenciamento e cobrança de royalties de outras fabricantes de celulares, inclusive de outros fabricantes de telefones com Android. Agora, o Google será o proprietário desse portfólio e vai usá-lo para defender o Android. "O Google permanece fortemente comprometido com o Android como uma plataforma aberta e uma vibrante comunidade de código aberto," disse Andy Rubin, Vice-presidente sênior para Dispositivos Móveis, "continuaremos a trabalhar com nossos valiosos parceiros do Android.

O acordo está sujeito à aprovação de agências reguladores nos Estados Unidos, Europa e outros jurisdições, e espera-se que seja concluído entre o final de 2011 e o começo de 2012. Os acionistas da Motorola Mobility também terão que concordar com o acordo, que elevou o preço das ações da companhia em 63% desde a última sexta-feira.

Créditos: Linux Magazine

A Rede Social do Pinguim

Lançada há pouco mais de dois meses e já contando com a participação ativa de mais de 1.000 membros cadastrados, a LinuxSociALL é uma rede social cujo o objetivo é reunir os entusiastas do sistema operacional Linux e seus derivados para a troca de conhecimento e informações na área de informática e software livre. Seu criador, Elton Jamenix, afirma que o diferencial do LinuxSociALL é a forma como os assuntos são organizados. Diferentemente de outras redes sociais, onde informações sobre o mesmo assunto estão espalhadas em comunidades, aqui as coisas são organizadas em grupos, tornando a busca bem mais fácil. Outro grande diferencial foi a criação de uma rede que mistura interfaces similares às do Facebook e do Twitter.

A LinuxSociALL não é só para os usuários do Linux como o nome pode levar a crer. É uma rede livre, onde os usuários podem opinar e participar para torná-la melhor; é uma rede onde é possível encontrar informações sobre tecnologia, novos dispositivos (como tablets e smartphones, por exemplo) e sobre o mundo da informática. Além disso, o usuário pode postar mensagens que não sejam necessariamente sobre Linux, embora estas estejam limitadas a 5% de todas as postagens.

Créditos: Linux Magazine