sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Google compra a Motorola

 O Google anunciou que está adquirindo a Motorola Mobility, empresa de telefones celulares e "parceira dedicada do Android", pelo valor de 12,5 bilhões de dólares. O CEO do Google, Larry Page, afirmou que a aquisição vai permitir "a criação de novas e incríveis experiências para o usuário que vão dar um novo vigor ao ecossistema Android".

Além de toca a infraestrutura de design e produção de telefones celulares e outros dispositivos móveis, o Google também leva com a compra mais de 17.000 patentes relacionadas à tecnologia de comunicação sem fio, e aproximadamente 7.500 patentes pendentes, esperando aprovação no Escritório de Patentes de Marcas dos Estados Unidos. A Motorola vinha ameaçando, desde a semana passada, usar seu portfólio de patentes para garantir o faturamento da empresa através de licenciamento e cobrança de royalties de outras fabricantes de celulares, inclusive de outros fabricantes de telefones com Android. Agora, o Google será o proprietário desse portfólio e vai usá-lo para defender o Android. "O Google permanece fortemente comprometido com o Android como uma plataforma aberta e uma vibrante comunidade de código aberto," disse Andy Rubin, Vice-presidente sênior para Dispositivos Móveis, "continuaremos a trabalhar com nossos valiosos parceiros do Android.

O acordo está sujeito à aprovação de agências reguladores nos Estados Unidos, Europa e outros jurisdições, e espera-se que seja concluído entre o final de 2011 e o começo de 2012. Os acionistas da Motorola Mobility também terão que concordar com o acordo, que elevou o preço das ações da companhia em 63% desde a última sexta-feira.

Créditos: Linux Magazine

Nenhum comentário: