sábado, 23 de abril de 2011

Lançamento do Ubuntu 11.04 - Natty Narwhal

Olá amigos, está chegando o dia 28 abril de 2011 para aqueles que amam o Ubuntu já sabem que nesse dia será lançado o versão 11.04 ou Natty Narwhal, ele vem com novidades boas e outras que muitos não esperavam, ele não usará o ambiente de trabalho Gnome 3, mas sim o Unity, novo projeto descendente do Gnome e com funcionalidades parecidas, terá na Central de Programas Ubuntu a opção de Teste de Aplicativos para se ter uma prévia de como é antes que você instale o programa definitivamente.

O Ubuntu 11.04 não terá instalação automática de softwares de terceiros, mas a equipe de desenvolvimento afirma que todas as funcionalidades poderão ser encontradas no software livre, o recurso Ubuntu One serviço de sincronização do sistema operacional, será mais rápido e terá sincronização seletiva e também já terá instalado os pacotes padrão navegador Firefox 4, pacote office LibreOffice 3.3.2 e player de música Banshee 1.9.5.

A Canonical empresa responsável pela distribuição afirmou que a versão do Ubuntu exclusiva para netbooks será cancelada, já que a versão 11.04 Natty Narwhal será compatível com notebooks, netbooks e desktops.

Créditos: Olhar Digital

Linux Magazine Online - Canonical abre escritório no Brasil

Esse noticia é muito boa para quem adora o Ubuntu.

Cabeçalho “Não quero ser rastreado”, da Mozilla, é adotado por outros browsers


Olá, navegando pela net procurando algo interessante para postar vi essa matéria no site Linux Magazine e achei que ela merece ser postada para ser compartilhada com vocês.

Mais uma vez o pessoal da Mozilla sai na frente com inovação com o intuito de garantir mais privacidade aos usuários foi criado um cabeçalho HTTP permiti que ao acessar uma página de servidores de provedores de conteúdo e serviços que não quer ser rastreado. Essa opção está vinculada a nova versão do navegado Firefox 4, já os outros navegadores como o Chrome da Google e o Internet Explore 9 da Microsoft adotaram dias depois.

Se você usa o Firefox 4, já pode habilitar a opção "não quero ser rastreado" conforme explicado neste tutorial (em inglês).
Para os usuários do Google Chrome, existe um complemento que pode ser instalado para que o usuário não seja mais rastreado.

Fontes: The Mozilla Blog, em inglês
Créditos: Linux Magazine

Qt não será plataforma de desenvolvimento para telefones Nokia equipados com o Windows

Como já era de se esperar, a Nokia afirmou em uma carta destinada a sua comunidade de desenvolvedores que "continuará a desenvolver o Symbian (...), atualmente uma plataforma de 200 milhões de usuários", sendo que ela planeja ainda vender mais 150 milhões de unidades de celular com esse sistema embarcado. Além disso, dispositivos MeeGo, com lançamento planejado ainda para este ano, serão compatíveis com aplicativos desenvolvidos em Qt. O framework para desenvolvimento de aplicativos para o Windows Mobile 7, fornecido gratuitamente pela Microsoft, consistirá do conjunto de ferramentas Visual Studio 2010, Expression, Silverlight e XNA.
 
O framework Qt é escrito em C++ e está sob a licença LGPL, bem como sob uma licença comercial, e está disponível para Windows, Linux, Mac OS X, além de para dispositivos móveis. O ambiente desktop para Linux KDE é feito a partir dele. O Qt foi desenvolvido originalmente pela empresa norueguesa Trolltech, adquirida pela Nokia há cerca de três anos.



Fonte: heise.de, em alemão
Créditos: Linux Maganize