terça-feira, 7 de junho de 2011

Hardware de vigilância em vídeo para Linux

A Bluecherry, empresa especializada em vigilância de vídeo baseada em Linux, lançou na semana passada a série BC-H de placas PCIe para codificação de vídeo, para compressão H.264 por hardware de múltiplas entradas.

Voltadas para soluções de vigilância, as placas permitem a gravação em tempo real de 4, 8 ou 16 entradas de vídeo em resolução de 352x240, ou a gravação em até 150FPS em resolução 704x480. O hardware ainda suporta 16 entradas de áudio, além de uma saída para monitor, que age como um multiplexador, um seletor entre as diferentes entradas, para exibir o vídeo das 16 entradas em uma TV através de vídeo composto. Cada entrada pode ainda codificar dois fluxos de vídeo H.264 e um fluxo de MJPEG simultaneamente. As placas também possuem tecnologia de detecção de movimento embarcadas.

O interessante do lançamento é o driver que acompanha a placa, que está licenciado sob a GNU-GPL (GNU General Public License). O driver foi desenvolvido pela própria Bluecherry e é totalmente compatível com o módulo Video4Linux2 e com o ALSA, através dele os aplicativos dentro do espaço de usuário podem acessar todas as funcionalidades da placa. Ao contrário do que é habitual nesse hardware, a placa não possui firmware, dependendo completamente do driver aberto para se integrar ao sistema.

O driver em GPL, que está disponível para download no github, oferece ainda uma novidade tecnológica para o sistema Linux, sua implementação de codificação de vídeo em tempo real traz para o universo do código aberto avanços nessa área, ainda incipiente.

Crétidos: Linux Magazine