segunda-feira, 25 de abril de 2011

Lançamento da plataforma de desenvolvimento em nuvem de código-aberto da VMware


A VMware anunciou em evento realizado este mês o lançamento de uma plataforma de desenvolvimento em nuvem, o Cloud Foundry, projetada especificamente para ambientes de computação em nuvem e fornecida como um serviço para datacenters de empresas e provedores de serviços de nuvem pública. A empresa descreve o produto como uma Platform as a Service (PaaS) em código aberto.
As ofertas de PaaS surgiram como solução avançada para a natureza dinâmica das aplicações, prometendo deixar os desenvolvedores livres de problemas com o ambiente de desenvolvimento, como as configurações e alterações dos sistemas, máquinas físicas ou o estado das redes. “A mudança para cloud computing está transformando fundamentalmente o que as empresas e os clientes esperam das aplicações, alterando o desenvolvimento e a infraestrutura das aplicações,” afirmou Tod Nielsen, co-presidente de application platform da VMware.
A aposta da VMware nessa nova plataforma é a portabilidade e a capacidade de operar e coordenar com aplições e frameworks heterogêneos, buscando assim minimizar restrições e facilitar processos de migração. As escolhas da VMware para os frameworks de programação suportados até agora foi voltada para a popularidade das ferramentas, todas em código aberto, como o Spring for Java, o Ruby on Rails, o Sinatra for Ruby e o Node.js. Os bancos de dados suportados também estão entre os mais populares e igualmente abertos, como o MySQL, o Redis e o MongoDB. A empresa espera que com o código aberto da plataforma, novas adições ao suporte do Cloud Foundry sejam constantes e auxiliadas pela comunidade.
A escolha por ferramentas abertas se explica na fala de Rod Johnson, SVP de application platform strategy da VMware, para ele "na era atual da computação em nuvem, a tecnologia aberta tornou-se mais essencial do que nunca, da mesma forma que um modelo aberto permitiu que a Spring evoluísse para uma solução adequada às necessidades da comunidade Java que atende, a arquitetura aberta e a comunidade da Cloud Foundry vai permitir que os desenvolvedores aproveitem a produtividade e a simplicidade de PaaS, além de ampliar a tecnologia para suas necessidades específicas.”

Fonte: assessoria de imprensa da VMware
Créditos: Linux Magazine