segunda-feira, 18 de julho de 2011

Barrelfish, o sistema operacional livre da Microsoft

A Microsoft Research e a System Groups at ETH Zurich lançaram a última versão do seu sistema operacional de pesquisa, Barrelfish, sob uma licença MIT e o colocaram em um repositório Mercurial para acesso público. Barrelfish é um sistema operacional experimental que foi desenvolvido para ser executado em sistemas com CPUs heterogêneas, como computadores que operam com uma mescla de processadores x86 e ARM, ou um chip com uma diversidade de núcleos especializados. Atualmente o sistema opera em um hardware com processadores múltiplos x86-64 e ARM, o microprocessador de pesquisa de 48 núcleos da Intel (o Single-chip Cloud Computer) e BeeHive, um computador de múltiplos núcleos construído com FPGAs.
O Barrelfish foi desenvolvido para operar independentemente do hardware. Cada processador executa sua própria instância do sistema operacional e mantêm sua própria cópia do estado geral do sistema (sistemas tradicionais compartilham as informações de seu estado em memória compartilhada, o que leva a alguns problemas como caching e locking). Cada instância do sistema operacional comunica suas mudanças de estado para as outras usando mensagens que atualizam as outras instâncias e mantêm o sistema em sincronia.
Um artigo de 2009, "O Multikernel: Uma nova arquitetura de sistemas operacionais para sistemas de múltiplos núcleos escalonáveis" ("The Multikernel: A new OS architecture for scalable multicore systems"), discute com mais detalhes as motivações e princípios por trás do Barrelfish. De acordo com esclarecimentos dos pesquisadores, o Barrelfish "ainda carece da maioria dos recursos de um sistema operacional para torná-lo usável por qualquer um além de pesquisadores de sistemas medindo seu desempenho," apesar disso, o site Barrelfish.org afirma que está operando em um servidor com Barrelfish.
O código-fonte do Barrelfish está disponível em seu próprio repositório Mercurial sob uma licença MIT.

Créditos: Linux Magazine

Nenhum comentário: