quarta-feira, 18 de maio de 2011

Virtualização da Microsoft suportará o CentOS

O diretor-geral de Marketing do Grupo de Soluções Abertas da Microsoft (Microsoft's Open Solution Group), Sandy Gupta, anunciou na Conferência para Negócios em Código Aberto (Open Source Business Conference) que a solução de virtualização Windows Server Hyper-V oferecerá suporte à distribuição CentOS, que chamou de "Linux comunitário". O diretor observou que o CentOS é uma distribuição popular entre os provedores de hospedagem web, usuários pesados de virtualização, o que o torna prioridade número 1 para interoperabilidade.

Mais especificamente, o Windows Server 2008 R2 Hyper-V suportará o CentOS, porém Gupta não explicitou nenhum detalhe técnico ou trabalho da comunidade para permitir esse suporte. Ele também não informou que versões particulares do CentOS serão suportadas. Aparentemente, o suporte à distribuição ainda existe de forma limitada como suporte técnico da Microsoft. "Se um cliente ligar, vamos auxiliar com a instalação e configuração para o CentOS, ao invés de dispensá-los", o diretor disse.

O Hyper-V já suporta o SUSE Linux Enterprise Server, versões 10 (com o service pack 3) e 11, e o Red Hat Enterprise Linux (RHEL), versões 5.2, 5.3, 5.4 e 5.5. Como o CentOS é um clone do RHEL, deve existir pouca complexidade técnica em prover suporte a ele. Contudo, comentários no blog "Openness@Microsoft" sugere que o processo é tudo menos simples.

Fonte: h-online, em inglês.
Créditos: Linux Magazine

Nenhum comentário: