sábado, 30 de abril de 2011

OpenOffice.org passará a se chamar LibreOffice

Bem pessoal dias atrás eu fiz um post sobre o lançamento do Ubuntu 11.04 o pacote office LibreOffice 3.3.2 é o OpenOffice como mostra a matéria.

Seguindo o anúncio da Oracle, que pretende abandonar seus interesses comerciais na suíte de escritório OpenOffice.org e entregar seu desenvolvimento à comunidade, os representantes responsáveis pelo desenvolvimento do BrOffice.org emitiram um comunicado informando a mudança de nome do pacote para "LibreOffice", seguindo a derivação que se criou no ano passado.

O nome antigo permanecerá na versão 3.3.x, mas já será alterado na 3.4.x seguinte. Os demais projetos desenvolvidos pela comunidade brasileira, como o portal, listas de discussão, a revista, entre muitas outras iniciativas, já passam a adotar o nome “LibreOffice” em todos seus trabalhos. A comunidade brasileira de desenvolvedores do antigo OpenOffice.org passou a apoiar, em Novembro de 2010, o projeto LibreOffice, nascida da dissidência dos desenvolvedores do projeto OpenOffice.org que não concordavam com os rumos que o projeto seguia desde a compra da Sun Microsystem, principal mantenedora do projeto OpenOffice.org, pela Oracle, também no ano passado. Desde então a transposição do produto foi transparente, com o próprio nome LibreOffice sendo alterado para BrOffice, sem o ".org" ao final, em computadores configurados para português do Brasil.

Os desenvolvedores acreditam que dentro do projeto LibreOffice, a comunidade tenha muito mais espaço e liberdade para participar de seu desenvolvimento, além de trazer para o nosso usuário todas as evoluções que foram feitas no projeto OpenOffice.org, mais as inovações exclusivas do LibreOffice. Quando o projeto de tradução do OpenOffice.org foi inicialmente trazido ao Brasil, sofreu com problemas ao tentar registrar a marca "OpenOffice.org.br", obrigando o projeto a optar por uma nomenclatura diferenciada. Hoje, sem problemas relacionadas a marcas no país, a comunidade brasileira optou por seguir também com o novo nome, integrando-se ainda mais ao projeto LibreOffice internacional.

Créditos: Linux Magazine

Nenhum comentário: